Desporto

Final de primeira parte matador chegou para o FC Porto vencer o Gil Vicente

Manuel Fernando Araújo/EPA

Os dragões regressam aos triunfos, depois da derrota em Vila do Conde.

Com uma pequena revolução no onze inicial, o FC Porto respondeu à derrota em Vila do Conde com uma vitória tranquila contra o Gil Vicente.

Depois de dois golos anulados a Toni Martínez, Taremi e Galeno fizeram aqueles que contaram para a vitória portista em Barcelos por 2-0.

Sérgio Conceição lançou várias novidades no onze inicial. A estreia de David Carmo foi a que mais saltou à vista, ainda que tenha sido acompanhado por Wendell, Eustáquio, Galeno e Toni Martínez.

O Gil Vicente cria perigo na primeira vez que consegue entrar na área portista. Kanya Fujimoto isola Bilel, mas Diogo Costa defende o remate.

A primeira vez que o FC Porto cria perigo marca mesmo, mas o golo de Toni Martínez é anulado por fora de jogo. No lance a seguir, o espanhol serve Otávio, mas o internacional português, de baliza aberta, não consegue acertar bem na bola.

Aos 35 minutos, novo golo de Toni Martínez. Taremi descobre o espanhol nas costas da defesa barcelense que remata para o fundo da baliza. Mas foi novamente anulado por fora de jogo.

Logo a seguir foi Uribe quem esteve perto do golo. Canto ao primeiro poste de Galeno e o colombiano desvia para o segundo, mas a bola sai ligeiramente ao lado.

À terceira foi de vez. Aos 41 minutos, a bola anda aos repelões dentro da área gilista e sobra para Taremi que, de primeira, remata para o fundo das redes.

E foi mesmo como o ketchup. Taremi isola Eustáquio que, dentro da área, não é egoísta e serve Galeno que, de baliza aberta, faz o segundo.

O intervalo chega com a vantagem do FC Porto por 2-0.

No início do segundo tempo, os dragões estão perto do terceiro. Otávio recupera a bola e serve Toni Martínez, mas o remate é defendido por Andrew.

Aos 61 minutos, nova oportunidade para os dragões. Toni Martínez serve Taremi que tira um adversário e remata enrolado ao lado. A seguir é o Gil Vicente que está perto de reduzir, com um remate de longe de Pedro Tiba que sai ligeiramente por cima.

Diogo Costa volta a brilhar na segunda parte. Cruzamento da direita e Fran Navarro cabeceia, mas o guarda-redes portista impede o golo.

O jogo termina mesmo com 2-0 no marcador. Os dragões voltam a estar a três pontos do Benfica, num momento em que o foco se vai voltar para a Liga dos Campeões. Na quarta-feira, o FC Porto desloca-se a Madrid para defrontar o Atlético na Champions.

Onze do Gil Vicente: Andrew, Hackman, Lucas, Rúben Fernandes, Adrián Marín; Vítor Carvalho, Aburjania, Kanya Fujimoto; Bilel, Boselli e Fran Navarro

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Pepe, David Carmo, Wendell; Uribe, Eustáqui, Otávio, Galeno; Taremi e Toni Martínez

Suplentes do Gil Vicente: Brian, Kevin Villodres, Mizuki, Pedro Tiba, Henrique Gomes, Matheus Bueno, Tomás Araújo, Danilo e Élder Santana

Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Marcano, Veron, Namaso, André Franco, João Mário, Bruno Costa, Evanilson e Gonçalo Borges

TSF