Desporto

Começou com cambalhota e acabou em goleada. Benfica regressa às vitórias frente ao Rio Ave

Gonçalo Ramos bisou na primeira parte António Cotrim/EPA

Águias somaram três pontos no Estádio da Luz com vitória por 4-2 sobre a equipa de Vila do Conde. Veja os golos.

O Benfica retomou este sábado o caminho dos triunfos na I Liga ao vencer o Rio Ave por 4-2, num jogo da nona jornada, mantendo-se isolado no primeiro lugar da prova.

As águias entraram bem no jogo, mas a equipa de Vila do Conde aproveitou da melhor forma um contra-ataque logo aos 6 minutos e Fábio Ronaldo inaugurou o marcador. A jogada começou num passe de Samaris para Aziz que, por sua vez, deixou a bola para o autor do golo.

Uma vantagem que durou apenas 7 minutos. O Benfica, que já tinha ameaçado a baliza de Jhonatan, empatou por intermédio de Gonçalo Ramos aos 13'. Com um remate forte, aproveitou da melhor forma uma combinação com João Mário.

O Benfica passou para a frente do marcador aos 19 minutos com um erro de Jhonatan, que marcou na própria baliza. O guardião do Rio Ave controlou mal a bola após um atraso de Costinha e o esférico acabou por entrar dentro da própria baliza. Estava feita a reviravolta.

Antes do intervalo, já no tempo de compensação, ainda houve tempo para o terceiro do Benfica. Enzo Fernández fez um passe a sobrevoar a defesa do Rio Ave e Gonçalo Ramos foi letal. Os encarnados foram para o descanso com dois golos de vantagem.

Aos 62 minutos do segundo tempo, o Benfica fez mais um. Ristic cruzou e Musa só teve de encostar para o 4-1.

O Rio Ave ainda reduziu a desvantagem pouco antes dos 90' com um remate do médio Guga, com o pé direito e fora da área depois de um passe de Costinha. O capitão da equipa de Vila do Conde rematou em arco e com a bola a fugir de Vlachodimos. Um grande golo.

Em vésperas de visitar o Paris Saint-Germain, para a Liga dos Campeões, o Benfica segue na liderança da I Liga, com 25 pontos, mais três do que o FC Porto (22), que este sábado venceu o Portimonense por 2-0, enquanto o Rio Ave está na 10.ª posição, com nove.

Aos 3 minutos, um lance perigoso do Benfica obriga Jhonatan a defender na pequena área. Draxler falha a receção da bola, aos 5 minutos, e não aproveita da melhor forma um lance que podia ser perigoso.

Só dá Benfica nestes primeiros 5 minutos de jogo. Ristic está a conseguir ganhar espaço junto da defesa do Rio Ave. Mas numa jogada rápida em contra-ataque, que começou no corredor direito do ataque do Rio Ave, Fábio Ronaldo fez um remate cruzado aos 6 minutos e inaugurou o marcador na Luz a favor da equipa de Vila do Conde.

Aos 9 minutos, Gonçalo Ramos fez um remate que deu a sensação de golo no Estádio da Luz. Cinco minutos depois, João Mário na grande área consegue o cruzamento para Gonçalo Ramos que se desmarca entre os centrais e encosta para o empate. Voltam a animar-se os adeptos encarnados com o nono golo do jogador esta temporada.

A cambalhota no marcador aconteceu aos 19 minutos, com um autogolo do guarda-redes Jhonatan. O guardião do Rio Ave controlou mal a bola, após um atraso de Costinha, e esta acabou por entrar dentro da própria baliza. Está feita a reviravolta.

Jhonatan já se redimiu e, nos últimos minutos, negou por três vezes o terceiro golo ao Benfica. Aos 37 minutos, mais uma ocasião, com Otamendi a cabecear por cima, na pequena área e de frente para a baliza. Em cima do intervalo, Gonçalo Ramos bisa com um remate à entrada da pequena área. Valeu o passe fenomenal de Enzo, que passou por toda a defensiva do Rio Ave. O lance ainda foi analisado pelo VAR, que confirmou que não há fora de jogo.

O árbitro Manuel Oliveira apita. Terminou a primeira parte na Luz. Gonçalo Ramos e Enzo vão sair para dar lugar a Florentino e Petar Musa. Schmidt a gerir a equipa para o encontro com o PSG em Paris.

Recomeça o jogo. Petar Musa, aos 47 minutos, atira fraco, à figura, na cara de Jhonatan. De qualquer forma, o árbitro assinalou fora de jogo. O momento de Petar Musa surgiu aos 61 minutos, numa jogada que começou no corredor direito, com João Mário. Ristic cruzou para Petar Musa que só teve de escolher o lado para onde queria rematar. Feito o golo, agradeceu aos céus. É a estreia do antigo jogador do Boavista a marcar.

Aos 67 minutos, dupla substituição no Rio Ave. Saem Fábio Ronaldo e Samaris e entram Vítor Gomes e Ruiz. A saída de Samaris dá origem a um grande momento no Estádio da Luz. Os adeptos do Benfica aplaudem de pé na altura em que o jogador grego é substituído. O médio chorava.

Quatro minutos depois, alteração também no Benfica. Sai João Mário e entra Rodrigo Pinho. Aos 83 minutos, Ristic fez um remate tenso, que saiu por cima da trave. Um minuto depois, foi a vez de António Silva tentar o golo, mas a bola passou longe do poste esquerdo da baliza do Rio Ave.

Guga, o capitão do Rio Ave, faz um golaço aos 86 minutos. Era um remate forte e indefensável para o guarda-redes do Benfica.

Hernâni, um minuto depois, volta a tentar a sorte para o Rio Ave. Roger Schmidt não está nada satisfeito com estas duas ocasiões que as águias proporcionaram aos vilacondenses. Rodrigo Pinho ainda marca para o Benfica já no tempo de compensação, mas o golo foi anulado.

Terminou o jogo na Luz.

Onze do Benfica: Odysseas, Gilberto, António Silva, Otamendi, Ristic, Aursnes, Enzo, Diogo Gonçalves, Draxler, João Mário e Gonçalo Ramos.

Onze do Rio Ave: Jhonatan; Josué Sá, Aderllan, Patrick William; Costinha, Samaris, Guga, Miguel Baeza e Pedro Amaral; Aziz e Fábio Ronaldo.

Suplentes do Benfica: Helton Leite; Grimaldo, Bah, Brooks, Florentino, David Neres, Rodrigo Pinho, Rafa Silva e Petar Musa.

Suplentes do Rio Ave: Magrão; Miguel Nóbrega, Vítor Gomes, Leonardo Ruiz, Amine, Ukra, João Graça, Hernâni e Paulo Vitor.

Cátia Carmo