Desporto

Milão é a cidade da Champions. Benfica empata com o Inter e está fora da Liga dos Campeões

Matteo Bazzi/EPA

Aursnes, António Silva e Musa ainda tentaram, mas Barella, Lautaro Martínez e Correa marcaram para os italianos. Veja os golos.

Vai haver dérbi de Milão nas meias-finais da Liga dos Campeões. Depois do AC Milan, o Inter carimbou esta quarta-feira a passagem à próxima fase da Champions ao empatar (3-3) e eliminar o Benfica.

Barella abriu o marcador para os italianos, mas Aursnes ainda reduziu. Contudo, Lautaro Martínez e Joaquin Correa mataram as esperanças benfiquistas. António Silva e Musa ainda empataram nos minutos finais.

Roger Schmidt voltou ao esquema mais habitual, com o regresso de Florentino à companhia de Chiquinho no meio-campo, deslocando Aursnes para o trio de apoio a Gonçalo Ramos. Otamendi, que não esteve na primeira mão, volta ao centro da defesa, após cumprir a suspensão de um jogo. No outro lado do campo, Simone Inzaghi repetiu o onze que jogou no Estádio da Luz.

Os primeiros dez minutos da partida não tiveram balizas. O Benfica tentava ter mais bola e recuperá-la em zonas subidas do terreno, enquanto o Inter aproveitava as perdas de bola das águias para sair em contra-ataque. No entanto, nem um remate a registar.

E foi no primeiro que surgiu o golo. Aos 14 minutos, num desses ataques rápidos, Barella entrou na área com a bola, puxou-a para o pé esquerdo e disparou para o fundo da baliza de Vlachodimos. Sonho cada vez mais difícil para o Benfica.

À partida, as águias sabiam que teriam de marcar pelo menos dois golos para empatar a eliminatória, mas parecia que essa mensagem não tinha passado para a equipa, já que, com 20 minutos jogados, o Benfica ainda não tinha rematado à baliza de Onana.

A primeira verdadeira tentativa de golo das águias apareceu aos 30 minutos. De livre, Grimaldo rematou para uma boa intervenção de Onana na baliza do Inter.

Logo a seguir, o Inter voltou a introduzir a bola na baliza de Vlachodimos. Dzeko cruzou da direita e Lautaro Martínez cabeceou para o golo (com Vlachodimos a ficar mal na fotografia), mas o árbitro da partida assinalou uma falta do avançado argentino sobre Gilberto.

No minuto 38, o Benfica reabriu a eliminatória. Rafa Silva arrancou pela direita e fez um cruzamento milimétrico para a cabeça de Aursnes, que fez o 1-1.

O Benfica entusiasmou-se nos minutos a seguir ao golo, mas dois contra-ataques do Inter voltaram a pôr o jogo na mesma toada, terminando a primeira parte com o empate no marcador. No regresso para o segundo tempo, Roger Schmidt lançou David Neres para o lugar de Gilberto, com Aursnes a recuar para lateral direito.

Quem criou perigo no reinício foi o Inter. Lautaro Martínez recuperou a bola em zona subida e, sem apoio, rematou do meio da rua, mas ao lado. No minuto seguinte, David Neres arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro, mas um corte da defesa italiana impediu que a bola chegasse a Gonçalo Ramos.

Aos 65 minutos e quando o Benfica procurava o golo, foi o Inter que marcou. Dimarco subiu pela esquerda e serviu Lautaro Martínez para o segundo golo dos italianos.

Se a eliminatória já estava mal, pior ficou com a entrada de Joaquin Correa na equipa italiana. Em campo há dois minutos, Correa recebeu uma bola de Dimarco e disparou em arco para o 3-1.

Na resposta, Neres ganhou uma bola à entrada da área e rematou ao poste da baliza de Onana.

À entrada dos últimos cinco minutos da partida, Grimaldo bateu um livre da direita e António Silva apareceu no coração da área para desviar para golo.

No último lance do jogo, Grimaldo ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro para a área, onde apareceu Musa a fazer o empate na partida.

De pouco valeu, já que o jogo terminou logo a seguir. Com este empate, o Benfica está fora da Liga dos Campeões, tendo agora o foco exclusivamente virado para os quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto na Liga.

Onze do Inter de Milão: Onana, Darmian, Acerbi, Bastoni, Dumfries, Barella, Brozovic, Mkhitaryan, Dimarco, Lautaro Martínez e Dzeko.

Onze do Benfica: Vlachodimos, Gilberto, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Chiquinho, Aursnes, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Suplentes do Inter de Milão: Handanovi, Cordaz, Gagliardini, De Vrij, Gosens, Correa, Bellanova, Asllani, Çalhanoglu, D'Ambrosio, Carboni e Lukaku.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, André Gomes, Veríssimo, Neres, Gonçalo Guedes, Tengstedt, Schjelderup, Ristic, Musa, Ndour, João Neves e Morato.

Rui Oliveira Costa