As derrotas consecutivas perante o FC Porto, em casa, por 2-1, e em Chaves, por 1-0, conjugadas com os êxitos do seu grande rival, reabriram subitamente as contas do campeonato.
Corpo do artigo
O Benfica, em verdadeiro estado de alerta devido à súbita redução para quatro pontos da vantagem sobre o FC Porto, está obrigado a vencer na receção de domingo ao Estoril e recuperar assim alguma serenidade.
Quando o caminho para o 38.º título de campeão parecia praticamente isento de sobressaltos de maior, as derrotas consecutivas ante o FC Porto, em casa, por 2-1, e em Chaves, por 1-0, conjugadas com os êxitos do seu grande rival, reabriram subitamente as contas do campeonato, com seis rondas - 18 pontos - em discussão até ao fim.
As 'águias' continuam a ser a única equipa a depender apenas de si própria, contudo, qualquer resultado que não seja o triunfo pode dar ainda mais 'asas' ao FC Porto, animado com a quebra traduzida em três desaires de enfiada, um dos quais na Liga dos Campeões.
16203383
O treinador Roger Schmidt tem visto as suas opções questionadas, pelo que tem urgência em terminar com esta má fase, igualmente alastrada à 'Champions', já que o Benfica perdeu (2-0) na Luz com o Inter e esta quarta-feira à noite terá missão complicada para dar a volta à eliminatória e assim atingir as ambicionadas meias-finais.
O campeão FC Porto mostrou na Luz que as contas só se fazem mesmo no fim: ainda assim, no sábado, imediatamente após saber de novo deslize do seu grande adversário, sentiu inesperadas dificuldades para vencer, ante os seus sócios, por magro 2-1, o lanterna-vermelha Santa Clara.
Paços de Ferreira é destino habitualmente complicado para os 'dragões', que, no sábado, vão encontrar um opositor verdadeiramente aflito, sendo penúltimo com somente 17 pontos, proibido de perder mais: o Estoril, 15.º com 25, é a primeira formação em terreno seguro.
Se o Benfica, líder com 71 pontos, e o FC Porto, segundo, com 67, defrontam dois aflitos, o Sporting de Braga, terceiro, com 65, fará questão de colocar pressão adicional aos rivais na luta pelo título, quando abrir a ronda, na sexta-feira, em visita ao Casa Pia, nono com os mesmos 39 pontos do sétimo.
O Sporting, quarto, com 58 pontos, cada vez mais distante de uma vaga rumo à Liga dos Campeões, recebe na quinta-feira a Juventus na Liga Europa, pelo que estará na partida que encerra a ronda, na segunda-feira, em Guimarães, ante um antagonista focado no quinto lugar, atualmente do Arouca (45), com os vimaranenses a serem sextos, a quatro pontos do objetivo.
Depois de na ronda passada ter-se afastado mais dos dois clubes que se encontram em zona de descida direta, o Marítimo, que ganhou na receção ao Paços de Ferreira, vai a Famalicão para tentar somar mais alguns pontos e tentar tirar algum dividendo com os jogos de Paços de Ferreira e Estoril.