Sociedade

Farmacêuticos "completamente preparados" para administrar vacinas no inverno

A logística está agora a ser articulada entre a Ordem, a direção-executiva do SNS e as farmácias Pedro Granadeiro/Global Imagens (arquivo)

Em declarações à TSF, Hélder Mota Filipe sublinha que esta novidade vai contribuir para aumentar a facilidade no acesso à vacinação.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, garantiu à TSF que cinco mil profissionais estarão habilitados a administrar as vacinas contra a gripe e a Covid-19 já este inverno.

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, revelou ao Expresso que os farmacêuticos vão ter acesso ao histórico de vacinas do utente. Para realizarem a administração das vacinas, os profissionais vão ter de fazer uma formação, que é da responsabilidade da ordem.

Helder Mota Filipe assegura à TSF que a formação que é dada aos farmacêuticos vai ser atualizada já no próximo mês de julho, ainda "claramente a tempo" para terem os profissionais "completamente preparados" no inverno.

"Eu penso que no próximo mês nós teremos esse módulo disponibilizado a todos os farmacêuticos para que se possam atualizar", afirma.

A logística está agora a ser articulada entre a Ordem, a direção-executiva do SNS e as farmácias.

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos vê com bons olhos esta novidade, que acredita que vai contribuir para aumentar a facilidade no acesso à vacinação.

Rúben de Matos e Cláudia Alves Mendes