Mundo

Governo de Kiev reclama reconquista de territórios no sul e no leste do país

No leste, os ganhos de Kiev ascenderam a nove quilómetros quadrados e no sul, 158 quilómetros quadrados Anatolii Stepanov/AFP (arquivo)

As Forças Armadas ucranianas dizem ter intercetado 13 aparelhos aéreos não tripulados (drones) russos nas últimas horas.

O Exército ucraniano reconquistou às forças russas um total 37 quilómetros quadrados no leste e no sul da Ucrânia durante a contra ofensiva em curso nessas regiões, disse esta segunda-feira a vice-ministra da Defesa de Kiev, Ganna Malear.

No sul, "o território libertado aumentou para 28,4 quilómetros quadrados", elevando para 158 quilómetros quadrados a superfície total reconquistada nesta zona do país desde o início da contra ofensiva no início de junho, disse Ganna Maliar.

No leste, os ganhos de Kiev ascenderam a nove quilómetros quadrados.

Por outro lado, o Exército da Ucrânia reclama o derrube de 13 aparelhos aéreos não tripulados (drones) russos nas últimas horas sem referir a eventual existência de vítimas ou danos materiais.

Segundo o Estado Maior do Exército ucraniano, "durante a madrugada (...) as forças de ocupação russas levaram a cabo outro ataque com drones Shaed (de fabrico iraniano)" indicando que foram projetados 17 aparelhos pelas forças da Rússia.

Os alvos dos drones não foram especificados.

ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA

Lusa