Política

Marcelo desmaiou em visita a faculdade e foi levado para o hospital de Santa Cruz

Federico Parra/AFP (arquivo)

Chefe de Estado levado por "precaução" para Carnaxide, onde está a fazer exames.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sentiu-se mal devido ao calor e desmaiou durante uma visita à NOVA School of Science and Technology - FCT NOVA, no Monte da Caparica, confirmou a TSF junto de fonte de Belém.

"Teve uma indisposição após uma visita na Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, e foi ao Hospital de Santa Cruz por precaução", lê-se numa corta nota da Presidência.

"Provavelmente não tinha almoçado"

Toda a agenda de Belém foi cancelada, sendo que o Presidente da República já chegou ao hospital, onde o chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, explicou que o sucedido foi "uma indisposição".

"Achou-se que se deveria verificar a situação, portanto veio para aqui, que é o hospital onde ele é seguido. Está bem-disposto, já falei com ele e nem queria que anulássemos a agenda da tarde", revelou.

Na origem deste desmaio estará "o calor e a agenda pesada", mas Frutuoso de Melo adianta também que o Presidente da República "provavelmente não tinha almoçado".

Marcelo Rebelo de Sousa está a ser acompanhado pela mesma equipa médica que o operou em 2019 e, embora pareça tratar-se "de um simples desmaio", vão ser feitos todos os exames considerados necessários.

"Estava super bem-disposto de manhã, falámos várias vezes e depois foi para Almada", onde acabou por desmaiar à saída de um laboratório enquanto "estava a falar com um grupo de investigadores".

Foi o próprio chefe de Estado quem ligou, "por telemóvel, da ambulância", tendo a escolha por Santa Cruz sido feita pelo seu médico, uma vez que é onde é seguido e "onde está o seu ficheiro médico mais recente".

Não há ainda certezas sobre se Marcelo Rebelo de Sousa terá de passar a noite no hospital.

Gonçalo Teles