Presidente gravou vídeos para três eventos desta tarde e não está previsto cancelar agenda
Chefe da Casa Civil revela que Marcelo "está no ritmo normal", médico pessoal confessa-se "incompetente" para acalmar a "hiperatividade" do Presidente.
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravou no Hospital de Santa Cruz, onde está sob observação após ter desmaiado no Monte da Caparica, mensagens em vídeo para os três eventos que tinha em agenda na tarde desta quarta-feira e nos quais não vai conseguir estar presente.
A informação foi revelada pelo chefe da Casa Civil do Presidente, Fernando Frutuoso de Melo, numa curta declaração aos jornalistas à porta do hospital.
"Gravou mensagens para os três eventos que tinha hoje ao fim da tarde e aos quais não pode ir, já aqui [no hospital], portanto está no ritmo normal", indicou o responsável.
Questionado sobre se Marcelo vai cancelar a agenda dos próximos dias, Frutuoso de Melo garantiu que tal "não está previsto", aguardando-se ainda outras informações médicas.
Agenda? "Tentamos às vezes que seja um bocadinho mais calmo"
Momentos antes, o médico do Presidente, Daniel de Matos, reconheceu, lamentando, a sua "incompetência em frenar um bocadinho a hiperatividade" de Marcelo.
Sem razões para esperar "uma coisa grave" em termos de saúde do chefe de Estado, o médico entendeu que era necessária uma avaliação e confirmou que todos os exames "feitos até agora estão pacíficos".
Sobre a agenda, "não há nada a fazer" e o médico confessa mesmo que, conhecendo Marcelo Rebelo de Sousa como conhece, "vai fazer a vida que sempre fez até agora".
"Acho que não vamos conseguir mudar a estrutura do senhor Presidente, ele é assim, tem gosto em fazer as coisas e uma agenda como todos conhecemos. Tentamos às vezes que aquilo seja um bocadinho mais calmo, não conseguimos muitas vezes, mas pronto, vamos tentando", confessa.
Questionado sobre se o Presidente da República estará em condições de falar com os jornalistas ao final do dia, gracejou até que Marcelo "está em condições de falar já", mas os médicos não "deixam".
Marcelo Rebelo de Sousa sofreu uma indisposição, no fim de uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no concelho de Almada, que não constava da sua agenda enviada à comunicação social.
Nesta visita, estava acompanhado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
O Presidente da República foi levado para o Hospital de Santa Cruz por precaução, onde ainda se encontra a fazer exames.