Comunicado divulgado após o encontro não revela pormenores da discussão.
A reunião do Conselho de Estado que decorreu esta tarde no Palácio de Belém concluiu a "análise da situação política, económica e social" e abordou ainda o tema da guerra na Ucrânia.
No comunicado divulgado após o encontro desta tarde, que serviu para concluir os trabalhos iniciados a 21 de julho, pode ler-se que "foi concluída a análise da situação política, económica e social".
Sobre a Ucrânia, "foi reafirmada a solidariedade e a admiração pela resistência do povo ucraniano e reconhecido todo o apoio que Portugal - com plena concordância entre os órgãos políticos de soberania - tem prestado, nas suas múltiplas dimensões, nomeadamente política, diplomática, militar e humanitária".
"Foi, ainda, assinalado o compromisso de Portugal no processo de integração da Ucrânia na União Europeia e na NATO", conclui a curta nota.
O encontro desta tarde teve início pelas 15h10 e acabou perto das 18h00. Estiveram ausentes o presidente do Tribunal Constitucional, José João Abrantes, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o conselheiro de Estado António Damásio, adiantou à agência Lusa fonte da Presidência da República.
Esta foi a 31.ª do órgão político de consulta do Presidente da República realizada nos mandatos de Marcelo Rebelo de Sousa. A reunião de 21 de julho, que durou cerca de quatro horas e meia, terminou sem a divulgação de conclusões, numa noite em que o primeiro-ministro, António Costa, tinha uma deslocação de avião para a Nova Zelândia para assistir à estreia da seleção portuguesa no mundial de futebol feminino.