Vida

Autarcas de Tomar e Ferreira do Zêzere contabilizam prejuízos

O autarca de Tomar diz que os prejuízos provocados pelo tornado de terça-feira no seu concelho são de cerca de 10 milhões de euros. Em Ferreira do Zêzere, os prejuízos serão de 2,5 milhões.

O autarca de Tomar contabiliza em cerca de 10 milhões de euros os prejuízos causados no seu concelho pelo tornado que atingiu três municípios na terça-feira.

«É uma estimativa que resulta do trabalho de campo que foi exaustivo. A reparação dos estragos há-de corresponder a um montante à volta de nove milhões de euros para mais», explicou Corvêlo de Sousa, que inclui neste balanço todos os prejuízos públicos e privados.

Em declarações à TSF, este autarca adiantou ainda que as infraestruturas mais afectadas foram o jardim-de-infância e «vias municipais com todos os equipamentos à volta que foram também objecto de alguma deterioração acrescida».

Por outro lado, em Ferreira do Zêzere, os prejuízos rondarão os 2,5 milhões de euros e que incluem «edifícios municipais, particulares e empresas», sendo que um milhão de euros de prejuízos refere-se apenas a edifícios municipais.

«Para as 180 habitações que foram habitadas temos uma estimativa de cerca de 1,150 milhões de euros», acrescentou o autarca Jacinto Lopes, também em declarações à TSF.