O líder social-democrata diz que a entrevista desta segunda-feira ao primeiro-ministro "marca a viragem que Portugal precisa", já que "foi uma espécie de choro de despedida de António Costa"
O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou esta segunda-feira que António Costa foi arrogante na entrevista na TVI e CNN Portugal e afirma que é mais capaz para liderar o Executivo do que o atual primeiro-ministro.
"Eu vi um António Costa arrogante, muito adocicado, muito treinado para aparecer com uma fala mais mansa, mas arrogante. Arrogante, desde logo, na referência que fez à situação política dos Açores. Barafunda, doutor António Costa? Barafunda é desperdiçar a maior oportunidade que um político e um primeiro-ministro pode ter. Maioria absoluta no Parlamento, dinheiro que não falta vindo de vários instrumentos de financiamento, cooperação institucional de todos os órgãos de soberania, a sociedade portuguesa estabilizada do ponto de vista socioeconómico. Tudo para fazer uma boa governação. O resultado destes oito anos é um fracasso absoluto", disse o líder social-democrata aos jornalistas em Beja.
Montenegro vai mais longe e responde à comparação que António Costa fez entre o presidente do PSD e os dois candidatos a líder do PS: "E arrogante também nas considerações que fez sobre o líder do PSD. Eu quero dizer olhos nos olhos: não, o líder do PSD não é só mais capaz do que os dois candidatos a secretário-geral do PS. O líder do PSD é mais capaz do que o doutor António Costa para ser primeiro-ministro de Portugal."
Para Luís Montenegro, "esta entrevista marca a viragem que Portugal precisa", já que "foi uma espécie de choro de despedida de António Costa e a apresentação de uma personalidade absolutamente desfocada daquilo que é a realidade dos portugueses".
A pensar nas eleições de 10 de março, António Costa vê Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro (tem "muita estima pelos dois") como melhores candidatos do que Luís Montenegro e deixa até um reparo à presença de Cavaco Silva no último congresso do PSD.
"O que a mim me impressiona é cada vez que ouço o líder do PSD falar sobre o futuro, só ouço palavras do passado e só vejo gente do passado. Isso é que me impressiona bastante. Como é que ao fim destes anos todos, o melhor que têm para dar de energia ao partido é ir buscar o professor Cavaco Silva para animar o PSD?", questiona, em entrevista à TVI e CNN Portugal.
Costa está, por isso, "bastante apoquentado sobre o futuro da dinâmica e da capacidade de alternativa democrática em Portugal" e mostra-se confiante na vitória do PS nas próximas eleições, que "é a solução estável".