Sociedade

"Doentes bastante graves." Santa Maria regista 425 episódios de urgência nas últimas 24 horas

Pedro Correia/Global Imagens (arquivo)

O serviço de urgência do Santa Maria tem recebido doentes de outras regiões por causa dos condicionamentos. Neste momento, há "cerca de 40 a 50 doentes à espera de vaga no internamento".

O diretor do serviço de urgência do Hospital de Santa Maria avançou, esta terça-feira, que há 40 a 50 doentes com pulseiras laranja ou amarela à espera de vaga no internamento, sendo que, nas últimas 24 horas, foram registados 425 episódios de urgência.

Em declarações registadas pela SIC, João Gouveia confirma que o serviço de urgência tem recebido doentes de outras regiões por causa dos condicionamentos. Apesar das dificuldades, o clínico garante que o hospital ainda consegue dar resposta.

"Estamos com constrangimentos, porque ficamos com doentes a mais, com muitos doentes para internar, com dificuldade em escoar esses doentes porque alguns não pertencem à nossa área, são seguidos em outros hospitais por onde devem ser escoados, mas, neste momento, conseguimos, apesar de tudo, dar resposta e vamos continuar a tentar dar resposta", assegura.

O médico acrescenta que a maior parte dos doentes que aguarda por uma vaga no internamento está registada com pulseira amarela e laranja.

"São principalmente doentes com patologia infecciosa, patologia respiratória a necessitar de internamento", indica, sublinhando que nas últimas 24 horas registaram-se 425 episódios de urgência em Santa Maria.

"São doentes bastante graves, grande parte deles triados como laranjas e amarelos, muitos ainda a necessitar de internamento. E neste momento temos cerca de 40 a 50 doentes à espera de vaga no internamento", afirma.

Carolina Quaresma com Guilherme de Sousa