Mundo

Eleições intercalares: Trump enfrenta primeiro teste eleitoral um ano após ter sido eleito Presidente

Allison Robbert/AFP

Em Nova Iorque, está em causa a eleição para presidente da câmara da cidade que nunca dorme. Zaran Mamdami é o candidato democrata, um imigrante que domina as sondagens e que promete uma viragem à esquerda, numa cidade que concentra uma parte importante do império de negócios de Donald Trump, que já prometeu retaliar contra a cidade caso Mamdani seja eleito

Donald Trump enfrenta esta terça-feira um primeiro teste eleitoral, um ano depois de ter sido eleito Presidente dos Estados Unidos da América. As eleições intercalares norte-americanas vão permitir recompor a configuração dos senados estaduais, mas também medir a força dos republicanos e do movimento Make America Great Again (MAGA) nas principais cidades americanas.

Os estados da Califórnia e a cidade de Nova Iorque são os pontos que concentram mais interesse.

No caso da Califórnia, está em causa uma resposta democrata ao redesenho dos distritos eleitorais, mas também a capacidade de mobilização do governador democrata Gavin NewSom, que poderá ser candidato democrata à Casa Branca, nas próximas eleições presidenciais.

Em Nova Iorque, está em causa a eleição para presidente da câmara da cidade que nunca dorme. Zaran Mamdami é o candidato democrata, um imigrante que domina as sondagens e que promete uma viragem à esquerda, numa cidade que concentra uma parte importante do império de negócios de Donald Trump, que já prometeu retaliar contra a cidade caso Mamdani seja eleito.

O Presidente norte-americano já apoiou publicamente o democrata Andrew Cuomo na corrida a autarca de Nova Iorque contra o "comunista" Zohran Mamdani.

Nesta altura, os republicanos dominam as duas câmaras do Congresso. Têm 53 senadores, e 219 deputados na câmara dos representantes. Só na câmara dos representantes haverá novidades esta terça-feira, para preencher lugares que estão vagos.

Nuno Domingues