Sociedade

Novas mexidas nos combustíveis: preço do gasóleo deverá subir e gasolina descer

Amin Chaar/Global Imagens (arquivo)

Isto significa que, se as previsões se confirmarem, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,604 euros e o da gasolina simples 95 vai descer para os 1,701 euros

Os preços dos combustíveis em Portugal sofrem esta semana mais uma alteração: as previsões apontam para um aumento do preço do gasóleo e uma ligeira descida do preço da gasolina.

De acordo com a Automóvel Clube de Portugal (ACP), o valor do gasóleo deverá subir 1,5 cêntimos, ao passo que a gasolina deverá registar uma descida de 0,5 cêntimos.

Isto significa que, se as previsões se confirmarem, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,604 euros e o da gasolina simples 95 vai descer para os 1,701 euros.

Ainda de acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasóleo em Portugal custava na quinta-feira (6 de novembro) 1,589 euros, enquanto que a gasolina valia 1,706 euros.

"Note-se que estas previsões são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços", explica ainda a ACP.

As medidas em vigor incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA.

Cláudia Alves Mendes