Sociedade

Pombal é o município mais sustentável do país: "elemento distintivo" é sensibilização escolar

Câmara Municipal de Pombal

À TSF, o autarca de Pombal, Luis Pimpão, revela que além da sala de ciência viva que o município "ajudou" a construir e equipar, há agora um novo objetivo: a criação de um grande parque verde urbano, com uma piscina ao ar livre biológica

O segredo para um futuro mais sustentável está na sensibilização. É, pelo menos, essa a convicção do presidente da Câmara Municipal de Pombal, que no ano passado viu a autarquia ser eleita, pela quinta vez consecutiva, como o município mais sustentável do país.

O prémio é promovido pelo programa ECO 21, que identifica as boas práticas ambientais dos municípios portugueses.

À TSF, o autarca de Pombal, Luis Pimpão, sublinha que a distinção se deve, em parte, a um conjunto de iniciativas na área da sensibilização, desenvolvidas no território, que têm "impacto" na vida das pessoas. Estas ações, conta, têm "forte expressão" nas escolas.

"Isso é o elemento mais distintivo deste programa ECO 21: trabalhamos desde as escolas - as creches, pré-escolares, primeiro e segundo ciclo, e secundário", defende.

Luis Pimpão conta, contudo, que a autarquia tem redobrado o número de projetos ambientais no concelho e já há mais a caminho.

Além da sala de ciência viva que o município "ajudou" a construir e equipar - para desenvolver a aptidão dos mais novos para a parte da investigação, associado ao mar e à limpeza da praia -, há agora um novo objetivo. O presidente do executivo camarário quer criar uma piscina ao ar livre, sem qualquer tipo de químicos no tratamento das águas, apenas elementos naturais como plantas.

"Nesta última edição, um dos destaques vai para um dos projetos que nós queremos implementar, que é um grande parque verde urbano, com 61 mil m², em que vamos ter também uma piscina ao ar livre biológica. Vamos ter uma casa do ambiente e sustentabilidade, no sentido de promover a interpretação também da biodiversidade e das nossas características mais locais", revela.

Refere igualmente que, noutras escolas, há também programas muito "interessantes" sobre a limpeza do Rio Paiva, bem como sobre a sensibilização da comunidade para a limpeza das linhas de água.

Cláudia Alves Mendes