O bastonário da Ordem dos Veterinários deixa alguns conselhos para proteger os animais da intempérie e apela ao "bom senso" da população
A depressão Cláudia está a fazer-se sentir um pouco por todo o país. Além dos avisos à população, há agora um da Ordem dos Veterinários que, em declarações à TSF, apelou ao "bom senso" e deixou algumas recomendações.
Para as pessoas que têm hábito de ir passear os animais junto das zonas marítimas, o bastonário Pedro Fábrica pede que não o façam. "Tem riscos acrescidos quer para as pessoas, quer para os animais", disse.
"Depois, os animais que estão no exterior da habitação devem ser recolhidos e protegidos. Podem colocar numa divisão em que estejam protegidos destas intempéries", prosseguiu.
Pedro Fábrica fala ainda nos "cães que usam correntes flexíveis e que têm algum espaço para andarem a correr de um lado para o outro." "Devem ser removidos e levados para um local seguro."
Sobre os animais que já vivem dentro de casa, o bastonário da Ordem dos Veterinários recomenda que fiquem isolados do ruído das trovoadas e que tenham companhia para "dar alguma tranquilidade".
"Cada vez mais os portugueses têm uma relação muito humanizada com os animais. Regra geral são preocupados e regra geral nestas alturas têm bom senso. Há sempre algumas exceções, mas daria uma nota muito positiva à forma como hoje em dia a maior parte das pessoas tratam os animais", concluiu.