Futebol

Portugal passa na prova dos nove e está no Mundial 2026. Veja os golos

Estela Silva/EPA

Bruno Fernandes e João Neves são responsáveis pelos dois hat trick da tarde

A seleção nacional venceu este domingo a Arménia por 9-1, ditando assim a presença de Portugal no Mundial de futebol 2026. Bruno Fernandes e João Neves, responsáveis pelos dois hat trick da tarde, conduziram a equipa das quinas até a América.

Com cinco alterações ao onze titular - com o reforço de Nélson Semedo, Renato Veiga, Bruno Fernandes, Gonçalo Ramos e Rafael Leão -, o duelo entre Portugal e Arménia arrancou com cerca de dois minutos de atraso, depois de um adepto ter invadido o campo para correr e tirar selfies.

Bruno Fernandes surpreendeu, mas sem efetividade, o guarda-redes com um disparo na sequência de um livre lateral e, no reforço, Renato Veiga aproveitou que as redes estavam desprotegidas para cabecear para o fundo da baliza, inaugurando assim o marcador aos sete minutos.

O capitão da equipa adversária ditou, contudo, o empate aos 18 minutos: após um cruzamento de Grant-Leon Ramos, Eduard Spertsyan surgiu na área e respondeu ao remate luso, ao fazer o segundo golo da partida.

Este foi o primeiro golo da Arménia fora de casa para a qualificação do Mundial 2026.

Esteve à vista o segundo de Portugal, com Rafael Leão a cruzar para Gonçalo Ramos, mas o guarda-redes da Arménia estava atento.

Oferta natalícia antecipada da seleção arménia: Artur Serobyan fez passe para trás, num erro monumental, e Gonçalo Ramos não desperdiçou a oportunidade para voltar a colocar a seleção das quinas em vantagem, aos 28 minutos.

Aos 30 minutos, João Neves estreou-se a marcar pela seleção e reforçou o resultado. A pancada seca do médio do PSG ditou que a bola fosse morar no canto inferior direito da baliza.

Tomou-lhe o gosto e repetiu a dose. João Neves bisou na partida na sequência de um livre assinalado a favor de Portugal. A bola ainda bateu na trave, mas o 4-1 já estava escrito.

Aos 45 minutos, foi a vez de Bruno Fernandes dilatar a vantagem. Na marca dos 11 metros, o português marcou de grande penalidade.

A seleção nacional partiu para o intervalo do duelo com a Arménia com uma vantagem de 5-1, com bis de João Neves, aproximando cada vez mais a equipa das quinas do apuramento para o Mundial 2026.

A Arménia entrou na segunda parte do duelo com postura diferente, procurando marcar presença no meio campo ofensivo para alterar o marcador a seu favor.

Quem, porém, entrou com a mesma vontade de vencer foi Bruno Fernandes, que bisou no Dragão aos 52 minutos, graças à ausência de egoísmo por parte de Gonçalo Ramos, que lhe fez o passe.

Alterações são feitas no plantel das quinas: Carlos Forbs e Francisco Conceição foram a jogo para substituir Rafael Leão e Bernardo Silva. Mais tarde, Vitinha saiu para dar a vez a João Félix.

Um, dois e três: Bruno Fernandes fez, pela primeira vez ao serviço da seleção nacional, um hat trick. A oportunidade surgiu num contexto de grande penalidade, aos 72 minutos.

João Neves não quis ficar atrás e fez o segundo hat tirck da tarde, após a primeira tentativa de golo de Nélson Semedo, na sequência de um novo pontapé de canto. Foi, contudo, o médio do PSG quem rematou para o oitavo golo do encontro.

Este foi mesmo um domingo de razia para a Arménia: ainda houve tempo para que Francisco Conceição encerrasse o duelo por 9-1.

Onze de Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, Nélson Semedo, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Neves, Rafael Leão, Gonçalo Ramos.

Onze da Arménia: Henri Avagyan, Kamo Hovhannisyan, Sergey Muradyan, Styopa Mkrtchyan, Erik Piloyan, Nayair Tiknizyan, Eduard Spertsyan, Narek Aghasaryan, Karen Muradyan, Artur Serobyan, Grant-Leon Ranos.

Suplentes de Portugal: José Sá, Rui Silva, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, António Silva, João Palhinha, Rúben Neves, Matheus Nunes, Francisco Trincão, Francisco Conceição, João Félix, Carlos Forbs

Suplentes da Arménia: Ognjen Cancarevic, Arsen Beglaryan, Edgar Grigoryan, Artem Bandikyan, Karen Nalbandyan, Hovhannes Harutyunyan, Gor Manvelyan, Gevorg Tarakhchyan, Edgar Sevikyan, Zhirayr Shaghoyan, Narek Grigoryan, Arayik Eloyan.

TSF