Mundo

Zelensky vai à Turquia pelas conversações de paz, Rússia afasta possibilidade de contacto

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky Tom Brenner/AFP

Zelensky tem um encontro marcado na quarta-feira com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara

A Presidência da Rússia afastou esta terça-feira a hipótese de enviar um representante de Moscovo a Ancara durante a visita do chefe de Estado ucraniano à Turquia na quarta-feira.

Questionado esta terça-feira pelos jornalistas, Dmitri Peskov, porta-voz da Presidência da Rússia, disse que nenhum representante de Moscovo vai estar presente na Turquia na quarta-feira.

O porta-voz foi questionado a propósito da possibilidade de a Rússia querer, ou não, aproveitar a ocasião para "revitalizar" os esforços de paz para pôr fim ao conflito na Ucrânia.

Um alto responsável político ucraniano, citado pela Agência France Presse, disse que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vai deslocar-se quarta-feira à Turquia para "retomar o envolvimento" com os Estados Unidos nos esforços de paz destinados a travar a invasão russa da Ucrânia.

Zelensky tem um encontro marcado na quarta-feira com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Ancara.

Lusa