Sociedade

Centro de Estudos Judiciários abre novo polo em Vila do Conde para formação de magistrados

Foto: Arquivo

O curso que formará novos juízes arranca esta terça-feira

Pela primeira vez, o curso de formação de magistrados do Centro de Estudos Judiciários abre em dois lugares: Vila do Conde e Lisboa. O curso, que vai formar futuros juízes, arranca esta terça-feira e a novidade é a abertura de um novo polo no norte do país, como adianta à TSF a ministra da Justiça, Rita Júdice.

"A grande inovação deste ano é que teremos um curso em dois locais que funcionará em Lisboa, no Limoeiro, como é normal, mas também inaugurámos um novo espaço em Vila do Conde, que receberá também futuros magistrados para a sua formação", explica à TSF Rita Júdice, que refere que os cursos para magistrados e juízes dos Tribunais Administrativos e Fiscais vão ter uma componente teórica, no Centro de Estudos Judiciários, e também uma parte prática, junto dos tribunais.

"Terá também uma terceira fase de formação, que se assemelha a um estágio, em que os auditores já funcionam com autonomia, mas sempre acompanhados", afirma.

Para este curso, abriram 181 vagas e foram todas preenchidas. Foram registadas qual mil candidaturas, "o dobro do ano passado", algo que deixa governante "satisfeita".

"Abrimos 75 lugares para a magistratura judicial, 75 lugares para a magistratura do Ministério Público e 31 lugares para os juízes do dos Tribunais Administrativos e Fiscais, num total de 181 lugares. Em Lisboa vamos ter 135 lugares e 46 em Vila do Conde", diz, revelando ainda que não foi possível aumentar o número de vagas devido à limitação do espaço.

"O número de vagas é limitado, porque, embora tenhamos aberto mais vagas devido ao polo no Norte, a verdade é que o espaço físico não permite. Esperamos que, com a conclusão das obras do Convento do Carmo, consigamos abrir mais vagas", acrescenta.

Carolina Quaresma