Economia

Juncker anuncia que preparativos da ajuda começam imediatamente

Jean-Claude Juncker Reuters

O processo de assistência financeira a Portugal foi oficialmente lançado pelos ministros da Zona Euro e da UE, e a primeira estimativa indica que terá o valor de 80 mil ME.

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, afirmou que os preparativos vão começar de imediato, com o início das negociações entre Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) e as autoridades portuguesas.

Juncker frisou desde já que pediu a Portugal um «ambicioso» programa de ajustamento orçamental, que deverá estar concluído em meados de Maio e ser implementado pelo Governo saído das eleições de 5 de Junho.

Entretanto, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, estimou que este programa de ajuda a Portugal atingirá provavelmente os 80 mil milhões de euros e poderá abranger um período de três anos.

O Comissário Europeu indicou ainda, no final da reunião da Zona Euro, que os trabalhos que vão levar à aprovação da assistência financeira a Portugal deverão terminar em meados de Maio.

«O nosso objectivo é concluirmos [aprovar a ajuda] no Ecofin de meados de Maio [dias 16 e 17]», disse Olli Rehn, acrescentando que o auxílio financeira deverá chegar dez dias depois.

«Este calendário é suficiente para cobrir as necessidades financeiras de Portugal», referiu Olli Rehn.