O Conselho Nacional do PSD, órgão máximo do partido entre congressos, vai reunir-se este domingo à tarde em Lisboa para aprovar as listas de candidatos às eleições legislativas.
Antes, haverá uma reunião da Comissão Política Nacional do PSD.
De acordo com os estatutos do PSD, cabe à Comissão Política Nacional apresentar as listas de candidatos a deputados ao Conselho Nacional, a quem compete a sua aprovação.
Por sua vez, as estruturas distritais do partido têm direito a propor candidaturas à Comissão Política Nacional, ouvidas as assembleias distritais e as secções.
No domingo passado, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou que a lista de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa vai ser encabeçada pelo presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) e ex-candidato às presidenciais Fernando Nobre.
Os restantes cabeças de lista do PSD foram divulgados na quinta-feira.
Em Vila Real a lista vai ser encabeçada por Pedro Passos Coelho, em Santarém pelo secretário-geral, Miguel Relvas, e em Braga pelo líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo.
No Porto o primeiro da lista voltará a ser José Pedro Aguiar-Branco, ex-líder parlamentar do PSD.
Estreiam-se como candidatos a deputados o escritor e jornalista Francisco José Viegas, cabeça de lista em Bragança, o comentador político e jurista Carlos Abreu Amorim, em Viana do Castelo, o politólogo Manuel Meirinho, na Guarda, o gestor Carlos Moedas, em Beja, e a ex-gestora da REFER Maria Luís Albuquerque, em Setúbal.
Outras mudanças em relação aos cabeças de lista do PSD às eleições de há dois anos são o ex-secretário de Estado Adjunto e da Administração Educativa José Manuel Canavarro, em Coimbra, e os deputados Almeida Henriques, em Viseu, Mendes Bota, em Faro, e Pedro Lynce, em Évora.
Nos círculos da Europa, de Fora da Europa, dos Açores e da Madeira, a direcção do PSD quer manter os anteriores cabeças de lista: Carlos Gonçalves, José Cesário, Mota Amaral e Alberto João Jardim, respectivamente.
Quanto aos 18 círculos do continente, além de Aguiar-Branco, no Porto, outros quatro cabeças de lista às legislativas de 2009 voltam a ocupar esses lugares: Couto dos Santos, em Aveiro, Costa Neves, em Castelo Branco, Teresa Morais, em Leiria, e Cristóvão Crespo, em Portalegre.