Economia

Juros a 2 e 5 anos em queda no arranque da semana

Os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa a dois e cinco anos voltaram esta semana a baixar.

Às 08h58 os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa com maturidade a dois anos negociavam, em média, nos 11,060 por cento no mercado secundário, abaixo dos 11,294 por cento de sexta-feira, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

Na maturidade a cinco anos, os juros exigidos pelos investidores para deterem títulos de dívida soberana portuguesa estavam a baixar, negociando nos 11,270 por cento, abaixo dos 11,470 por cento de sexta-feira.

Quanto à taxa de juros da dívida a dez anos subia, situando-se nos 9,234 por cento, acima dos 9,215 por cento de sexta-feira.

Os ministros das Finanças da Zona Euro e da União Europeia deverão aprovar sem dificuldade, hoje em Bruxelas, o programa de assistência financeira a Portugal, depois de ter sido afastada a ameaça de a Finlândia se opor à decisão.

O acordo político deverá ser alcançado numa reunião, esta tarde às 17h00 (16h00 de Lisboa), dos responsáveis da Zona Euro alargada aos ministros da UE (os 17 anteriores mais dez que não pertencem à Zona Euro).

Redação