Uma bomba foi desarmadilhada num autocarro em Maynooth, perto de Dublin, na noite de segunda-feira e horas antes de a rainha Isabel II iniciar uma visita à República da Irlanda.
Em comunicado o exército adianta que realizou uma detonação controlada do engenho explosivo.
A bomba foi encontrada na cidade de Maynooth, a 25 quilómetros de Dublin, poucas horas antes do início da visita da rainha Isabel II à Irlanda.
Por causa da visita real foi montada a maior operação de segurança de sempre em solo irlandês. Mas, já esta manhã houve mais alguns alertas que não passaram de falso alarme.
Fonte do ministério dos Negócios Estrangeiros, citada pela Agência Reuters, confirmou entretanto que a visita vai mesmo realizar-se tal como estava estabelecido, apesar deste incidente.
A rainha Isabel II será a primeira monarca britânica a pisar o solo irlandês desde a independência da República da Irlanda, formalizada em 1922, e desde que o seu avô, Jorge V, visitou o país, em 1911.
Acompanhada pelo marido, o príncipe Filipe, será recebida pela presidente da República, Mary McAleese, de quem partiu o convite formal para a visita de quatro dias, que está a ser considerada um sinal de pacificação entre os dois países.