Vida

Estragos da Festa dos "dragões" comprometem Feira do Livro do Porto

Vários pavilhões da Feira do Livro do Porto sofreram estragos provocados nos festejos da vitória do FC Porto na Liga Europa. A APEL pondera que abertura do certame seja fora prazo previsto.

O comunicado aos associados da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), entidade responsável pelo certame, fez saber que «as celebrações dos milhares de adeptos do FCP que ontem [quinta-feira] final da tarde se deslocaram à Av. dos Aliados, provocaram severos e alargados danos nos pavilhões que já se encontravam montados para a realização da Feira do Livro».

A APEL indica que os «incidentes podem comprometer seriamente a abertura da feira no prazo inicialmente».

O arranque do certame está marcado para a próxima quinta-feira e prolonga-se até 12 de Junho, na Avenida dos Aliados, no Porto.

Em declarações à TSF, o director da Feira do Livro garantiu que a Câmara do Porto e a APEL vão trabalhar para que os problemas possam ser ultrapassados. «Independentemente dos estragos, há vontade de realizar a Feira do Livro», disse.

Avelino Soares afirmou ainda que «haverá entendimento entre as partes sobre a reconstrução dos pavilhões». Esclareceu que o objectivo é chegar a uma acordo para que a Feira do Livro do Porto esteja aberta a 26 de Maio, conforme estava previsto.

«Vamos ter de conseguir porque a feira tem calendários e há uma agenda cultural marcada», concluiu.

Redação