O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos diz-se solidário com o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficias de Contas devido aos problemas no sistema informático do Ministério das Finanças.
O prazo para entrega da declaração do IRC e da segunda fase do IRS pela Internet termina esta terça-feira, mas faltam ainda entregar mais de 500 mil declarações.
Um atraso que a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) atribuiu a problemas no site do Ministério das Finanças.
Também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Hélder Ferreira, confirma estes problemas, descrevendo uma situação «quase caótica».
«O problema é no acesso, não há acesso e logicamente os funcionários entram em stress», frisou Hélder Ferreira, defendendo um adiamento dos prazos de entrega das declarações «porque o contribuinte não pode ser penalizado».
O presidente do STI mostra-se assim solidário com o bastonário da OTOC, que também pediu um prolongamento do prazo da entrega das declarações, e sublinha que estes problemas não são só ao nível externo.
«O entendimento que demoraria quatro/cinco minutos está a demorar quinze/vinte minutos. Portanto este problema está a afectar-nos muito. Internamente é um caos», declarou Hélder Fernandes, referindo-se ao sistema informático do Ministério das Finanças.