Legislativas 2011

Sócrates: «Não pretendo ocupar nenhum cargo político nos próximos anos»

Na sequência da derrota do PS nas legislativas deste domingo, José Sócrates considerou que era «chegado o momento de abrir um novo ciclo político na liderança do PS».

José Sócrates anunciou que se demite do cargo de secretário-geral do PS e que não pretende «ocupar nenhum cargo político nos próximos anos», na sequência da derrota do seu partido nas legislativas deste domingo.

Reagindo aos resultados das legislativas deste domingo, o líder socialista assumiu que a derrota do partido é sua e que, por isso, a quer assumir «por inteiro».

«Entendo que é chegado o momento de abrir um novo ciclo político na liderança do PS que seja capaz de cumprir o que é a partir de hoje o principal dever do PS: preparar uma alternativa consistente, credível e mobilizadora para governar Portugal», frisou.

Por este motivo, Sócrates disse já ter pedido a «convocação para os próximos dias da Comissão Nacional do PS de modo a marcar um congresso extraordinário por forma a desencadear tão depressa quanto possível o processo de uma nova liderança e de uma nova direcção para o PS».

«Encerro hoje mais uma etapa de um longo percurso de 23 anos das mais diversas funções políticas. Estou profundamente grato aos portugueses por me terem dado a oportunidade a oportunidade e a honra de servir o país e os meus compatriotas», concluiu.