Política

Alegre não revela quem apoia para líder do PS

Manuel Alegre Direitos Reservados

O histórico socialista Manuel Alegre assinalou as qualidades de Francisco Assis e António José Seguro e considerou que ainda é cedo para dizer quem apoia para a liderança do PS.

Manuel Alegre considerou, em declarações à TSF, que Francisco Assis e António José Seguro são «duas figuras eminentes do PS e dois quadros de grande qualidade, de grande experiência e inteligência».

Falando sobre estes dois amigos seus que anunciaram a candidatura à liderança do PS, o histórico socialista espera que estes «contribuam para que o próximo congresso abra o caminho de reflexão como do debate político».

«Mais uma vez, por força das circunstâncias, temos pouco tempo, mas a mudança não se faz já com pessoas, tem de se fazer com ideias e métodos, com projectos políticos», acrescentou.

Apesar de entender que «são duas pessoas muito capazes que vão dar os dois um contributo muito importante para a renovação e futuro do PS», Alegre que que para já não queria falar sobre qual dos dois prefere para a liderança socialista.

«Espero que seja um partido fiel aos seus princípios, valores, tradição e cultura, mas também capaz de uma renovação e de responder a algumas perguntas», sublinhou o ex-candidato presidencial que lembrou existir uma «crise do socialismo democrático na Europa».

Alegre recordou que o «socialismo está a recuar» no Velho Continente, com as derrotas socialistas em Portugal e na Grécia e com a iminente derrota que está no horizonte do PSOE em Espanha.

«É preciso saber porquê. É altura de uma reflexão, de um debate e também de uma atenção a factos novos: houve abstenção, aparecem movimentos cívicos que não se sentem representados», explicou.

Por isso, o «PS deve fazer essa reflexão e ser capaz de uma maior abertura, maior aproximação às pessoas e de preparar uma alternativa de futuro».