Política

Parlamento deverá realizar primeira reunião da XII legislatura na segunda-feira

A Assembleia da República deverá realizar a primeira reunião da XII legislatura na segunda-feira, dia 20, decidiu esta terça-feira a conferência de líderes parlamentares.

Nesta reunião, depois de uma interrupção para a verificação de poderes dos deputados eleitos, está previsto que às 15:00 horas decorra a eleição do presidente da Assembleia da República e dos restantes membros da Mesa.

Por sugestão do PSD, vai ser o social-democrata Guilherme Silva, vice-presidente cessante da Assembleia da República, a presidir à primeira reunião plenária da XII legislatura, uma vez que o presidente cessante, o socialista Jaime Gama, e o primeiro vice-presidente cessante, Vera Jardim, do PS, não fazem parte dos deputados eleitos.

A primeira reunião plenária desta legislatura só poderá realizar-se depois de a Assembleia da República receber a ata de apuramento geral das eleições legislativas de 5 de junho, com os votos e mandatos obtidos pelos partidos em cada um dos círculos eleitorais, incluindo os dois da emigração.

Por esse motivo, a conferência de líderes decidiu reunir-se novamente na sexta-feira, às 12:00 horas, para confirmar a data da primeira reunião plenária.