Mundo

Ministro grego da Defesa assume pasta das Finanças

Evangelos Venizelos Reuters

O primeiro-ministro grego nomeou Evangelos Venizelos, até aqui ministro da Defesa, para a pasta das Finanças. Já o até agora ministro das Finanças passou para o Ambiente.

Evangelos Venizelos foi nomeado, esta sexta-feira, como ministro grego das Finanças, no âmbito de uma remodelação governamental no executivo liderado por George Papandreou.

Segundo um porta-voz do governo, Venizelos, de 54 anos, até aqui ministro das Defesa, vai substituir Georges Papaconstantinou, que passa a ocupar a pasta do Ambiente.

Apesar de apreciado no estrangeiro, a saída de Papaconstantinou era esperada dado que o ministro era criticado pelos membros do seu partido socialista por ter imposto a austeridade no país para obter ajuda financeira.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros será Stravos Lambrinidis, que foi chefe do grupo parlamentar socialista no Parlamento e que é próximo do primeiro-ministro da Grécia.

Panos Beglitis, outro próximo de Georges Papandreou e que até aqui era secretário de Estado da Defesa, sucede a Evangelos Venizelos na pasta da Defesa.