Política

Corrente "Esquerda Socialista" apoia candidatura de António José Seguro

A corrente de opinião "Esquerda Socialista", liderada por Fonseca Ferreira, decidiu «por ampla maioria» apoiar a candidatura de António José Seguro ao cargo de secretário-geral do PS.

Em declarações à agência Lusa, Fonseca Ferreira, ex-presidente da Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e líder da corrente "Esquerda Socialista", disse que a sua tendência deu «um apoio esmagador a António José Seguro».

Esta corrente, que pretende representar a ala esquerda do PS, tem neste momento 23 dos 251 membros da Comissão Nacional (o órgão máximo entre congressos) e oito dos 71 membros da Comissão Política chefiada pelo secretário-geral cessante, José Sócrates.

Fonseca Ferreira afirmou que «numa primeira votação, 80 por cento dos nossos elementos pronunciaram-se no sentido de a corrente apoiar um dos candidatos à liderança, António José Seguro ou Francisco Assis. Na segunda votação, apenas dois elementos votaram em Assis, quatro contra os dois candidatos e o resto, mais de 40, em António José Seguro».

O dirigente socialista adiantou que a sua corrente acredita que António José Seguro «é o candidato a secretário-geral do PS que dá maiores garantias de lutar pela modernização e democratização do partido».

«A nossa corrente vai entregar a António José Seguro um contributo com 14 propostas, sete delas visando a modernização do PS, das quais destaco a defesa de eleições primárias para a escolha de candidatos a deputados e de candidatos autárquicos, entre outros lugares», referiu.