Política

Daniel Campelo e Marco António Costa secretários de Estado

Daniel Campelo Direitos Reservados

Daniel Campelo, Marco António Costa foram incluídos na lista oficial dos secretários de Estado anunciada esta sexta-feira. Bernardo Bairrão não foi incluído.

Daniel Campelo, Marco António Costa foram incluídos na lista oficial dos secretários de Estado do XIX Governo Constitucional anunciada esta sexta-feira no site da Presidência da República.

Em comunicado, este site indica que o «Presidente da República conferirá posse aos secretários de Estado amanhã [terça-feira], dia 28 de Junho, pelas 12:00, no Palácio de Belém».

O antigo autarca de Ponte de Lima será um dos secretários de Estado de Assunção Cristas com a área das Florestas e Desenvolovimento Rural.

Diogo Albuquerque fica na Agricultura, ao passo que Manuel Pinto de Abreu fica com os assuntos do Mar. Pedro Afonso de Paulo será secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território.

Por seu lado, Marco António Costa, ex-número dois de Luís Filipe Menezes na câmara de Gaia, será o único secretário de Estado de Mota Soares, ficando com a área da Solidariedade e Segurança Social.

Já Fernando Santo, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, será secretário de Estado da Administração Patrimonial e Equipamentos do Ministério da Justiça.

De acordo com esta lista, seis dos 35 secretários de Estado vão ser ligados ao ministro do Emprego e Economia, Álvaro Santos Pereira.

António Almeida Henriques foi escolhido para secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, ao passo que Pedro Martins fica com a área do Emprego.

Carlos Nuno Oliveira fica com o Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Sérgio Silva Monteiro fica com as Obras Públicas, Transportes e Comunicação, enquanto que Henrique Gomes fica na Energia. A democrata-cristã Cecília Meireles será a secretária de Estado do Turismo.

Nos Negócios Estrangeiros, Morais Leitão será o adjunto de Paulo Portas, ficando ainda com a área dos Assuntos Europeus, ao passo que a Cooperação fica com Luís Brites Pereira.

José Cesário regressa ao Governo para ficar com a área das Comunidades, ao passo que Vânia Dias da Silva será subsecretária de Estado Adjunta do ministro.

Por seu lado, Bernardo Bairrão, que era dado por Marcelo Rebelo de Sousa como secretário de Estado no Ministério da Administração Interna, e que se demitiu da TVI, não aparece nesta lista.