Economia

Combate ao desemprego será uma prioridade para o FMI, diz Lagarde

Christine Lagarde Reuters

A promessa foi feita por Christine Lagarde na primeira conferência de imprensa como directora geral do Fundo Monetário Internacional, «o combate ao desemprego será uma prioridade».

Na primeira conferência de imprensa enquanto directora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, elogiou o exemplo de Portugal e da Irlanda para pedir unidade entre os partidos gregos, que devem colocar o interesse do país à frente de rivalidades políticas.

A antiga ministra francesa das Finanças afirmou também que a crise financeira de 2008 foi superada e que o mundo está em recuperação, mas esta é uma recuperação desigual.

Lagarde referiu ainda que um dos principais problemas é justamente a crise da dívida soberana europeia. Ainda assim, disse que olha para este ano e para o próximo de forma positiva, e que vê sinais de recuperação.

Christine Lagarde prometeu ainda fazer do emprego uma questão chave para o FMI e disse que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo antecessor, Dominique Strauss-Khan, em matéria de emprego e assuntos sociais.