Economia

Merkel confiante no governo italiano para aprovar orçamento

Angela Merkel

A chanceler alemã afirmou, esta segunda-feira, ser «importante» que a Itália aprove um orçamento que corresponda às necessárias medidas de poupança e consolidação.

Ângela Merkel pronunciou-se hoje sobre as novas turbulências surgidas em relação à dívida pública italiana, afirmando ser «importante» que a Itália aprove um orçamento que corresponda às necessárias medidas de poupança e consolidação.

«Confio no governo italiano para promulgar um tal orçamento, mostrando assim que pretende consolidar as finanças e combater as dívidas», acrescentou a chanceler alemã, adiantando ainda que falou ao telefone sobre esta questão no domingo com o primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi.

Quanto à Grécia, a chanceler alemã reafirmou a necessidade se elaborar «rapidamente, a curto prazo», um novo programa de ajuda financeira, lembrando que esta questão será também debatida hoje na reunião dos ministros das finanças do eurogrupo, em Bruxelas.

Merkel reafirmou ainda a determinação da Alemanha e de todos os parceiros do euro em defender a estabilidade da moeda, única, sublinhando que já foram tomadas uma série de medidas e que no futuro «se fará o que for necessário» em favor da moeda única.