Mundo

Governo dos EUA aplaude esforços de Portugal em «situação difícil»

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal sublinhou que o governo norte-americano «aplaude as medidas» que estão a ser tomadas pelo governo português face a uma «situação difícil».

Numa declaração enviada à agência Lusa, o embaixador norte-americano, Allan Katz, faz uma declaração sobre as afirmações feitas na sexta-feira, em Washington, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a propósito da dívida do país.

Nessa intervenção, Obama advertiu que o «tempo urge» para aumentar o limite da dívida dos Estados Unidos e evitar o «fim do mundo» do incumprimento, mas ressalvou que os Estados Unidos «não estão nem na situação da Grécia nem de Portugal».

Numa breve declaração, o embaixador dos Estados Unidos em Portugal ressalva que, apesar de não poder falar pelo presidente norte-americano, «se olharmos para o contexto das afirmações, [Barack Obama] estava a referir-se ao actual debate em aumentar o tecto da dívida dos Estados Unidos».

Esta situação «é diferente da actual situação em Portugal ou na Grécia», considera o embaixador.

«O Governo dos Estados Unidos reconhece a difícil situação que Portugal enfrenta e aplaude as medidas difíceis tomadas pelo país», acrescenta Allan Katz no comunicado.

Na sexta-feira, Barack Obama disse ainda estar receptivo a uma proposta «séria» dos seus adversários políticos do partido republicano e recordou que na quinta-feira forneceu um prazo entre 24 horas e 36 horas à Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso dos EUA, com maioria republicana) para chegarem a um acordo.