O Presidente norte-americano Barack Obama afirmou no domingo à noite que é necessário chegar a um acordo com o Congresso dentro de dez dias em relação à dívida.
Corpo do artigo
Barack Obama falava após ter-se encontrado com os responsáveis pelas negociações sobre o pagamento da dívida norte-americana, noticia a agência France Press.
Quando questionado por um jornalista sobre se é possível chegar a um acordo em dez dias, o Presidente respondeu: «deve», segundo constatou a agência France Press na Casa Branca.
O presidente encontrou-se às 18h10 (22h10 TMG) na sala do Conselho da residência executiva com os principais chefes de fila do Congresso, seus aliados democratas que controlam o Senado e os seus adversários republicanos que têm a maioria na Câmara, a fim de fazer um ponto da situação sobre as negociações em curso.
Trata-se de encontrar um acordo com o Congresso para aumentar o limite da dívida do país. O Parlamento deve votar esta medida antes de 2 de Agosto sob pena de o Estado federal não poder emprestar mais dinheiro para financiar o seu défice, o que terá «consequências imprevisíveis» nos mercados e na economia mundial, segundo a presidência.