Mundo

Representantes dos EUA reuniram-se com elementos do regime líbio

Representantes da diplomacia norte-americana encontraram-se recentemente com representantes do regime de Muamar Kadhafi, tendo, na ocasião, apelado ao líder líbio para que saia do poder.

As conversações terão ocorrido no sábado na Tunísia, adiantou a CNN, citando um porta-voz do regime de Kadhafi em Tripoli.

O encontro, de carácter excepcional, ocorreu depois de os Estados Unidos, bem como outros países ocidentais, terem reconhecido na sexta-feira o Conselho Nacional de Transição como autoridade legítima na Líbia, numa reunião em Istambul.

De acordo com a AFP, os emissários norte-americanos «encontraram-se com representantes do regime [de Kadhafi] para entregar uma mensagem clara segundo a qual o único meio de avançar é a retirada de Kadhafi», afirmou o responsável norte-americano, que falou sob anonimato.

«Não se trata de uma negociação, mas de transmitir uma mensagem», insistiu o responsável, acrescentando que «não está previsto um novo encontro, porque a mensagem foi entregue», sem precisar mais detalhes.

Um outro responsável norte-americano, em viagem na Índia com a chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, disse que Jeffrey Feltman, secretário de Estado adjunto para o Médio Oriente, e Gene Cretz, embaixador norte-americano na Líbia, mas que já não está em permanência no país, participaram na reunião.

O responsável não disse, no entanto, quem esteve presente em representação de Kadhafi no encontro, referindo apenas que ocorreu fora da Líbia.

Redação