Política

Vera Jardim defende que PS deve ser oposição responsável

Vera Jardim Direitos Reservados

Entrevistado pela TSF, Vera Jardim defendeu que o PS deve também «fazer um debate interno sobre os fundamentos do partido, as suas formas de actuação e a sua abertura à sociedade».

O socialista Vera Jardim entende que o PS tem a obrigação de fazer uma oposição firme, mas responsável, não descurando o debate e a reflexão interna.

Em entrevista à TSF, este ex-deputado do PS considerou que o partido deve «fazer esse debate interno, uma grande discussão ideológica sobre os fundamentos do partido, as suas formas de actuação e a sua abertura à sociedade».

«Vamos ter quatro anos pela frente que vão ser uma cura difícil obviamente até porque o país se encontra numa situação muito difícil e isso vai ser uma oportunidade única para o PS», acrescentou.

Quanto à convivência com o actual governo do PSD/CDS, este ex-ministro da Justiça lembrou que o «PS assinou o memorando da troika e está portanto co-responsabilizado pelas obrigações que o país assumiu» neste documento.

Contudo, Vera Jardim recordou que «há conjunto de medidas de um programa de Direita, porventura o mais à Direita apresentado em Portugal até agora» que merecem combate.

«O PS tem de defender as suas ideias e combater. Era necessário que houvesse debate político e que o Governo estivesse preparado para isso e que o Governo estivesse também preparado para o compromisso», acrescentou.

Este antigo parlamentar elogiou ainda a forma como o PS foi «forte na oposição» como aconteceu em relação à medida do imposto extraordinário.

«Acho que o PS deve criticar fortemente todas as medidas que sejam contra o seu ideário», concluiu Vera Jardim, que, tal como Cavaco Silva, entende que «há um limite para os sacrifícios das pessoas».