Política

«Espero que a Europa deixe de andar a correr atrás do prejuízo e passe a agir», diz Seguro

O candidato a secretário-geral do PS António José Seguro afirmou, a propósito do encontro de líderes europeus de quinta-feira, esperar que «a Europa deixe de andar a correr atrás do prejuízo, e passe a agir em vez de reagir».

A falar esta noite a militantes socialistas em Almada, António José Seguro afirmou que não gosta do que vê quando olha para a Europa -, onde, diz, «a emergência dos egoísmos de cada Estado se sobrepõe ao todo»,- e afirmou ter "muitas expectativas» em relação à cimeira em Bruxelas.

«Espero que a União Europeia mostre que tem a capacidade de tomar decisões, que tem a capacidade de criar uma agência de 'rating' europeia, de definir uma política de 'eurobonds', de baixar as taxas de juro dos empréstimos aos países membros e de dotar-se de mais recursos para poder reagir às necessidades de ajuda dos Estados-membros em tempo útil», afirmou.

O socialista disse ainda esperar que «a Europa assuma, de uma vez por todas, que o seu projecto tem [também] que ver com a convergência» económica e social: «Espero que a Europa deixe de andar a correr atrás do prejuízo, que deixe de reagir e passe a agir, tomando decisões concretas», acrescentou.

As eleições para a liderança do Partido Socialista estão marcadas para sexta-feira e sábado.

Redação