A seis meses do "apagão" da televisão analógica, a Associação de Defesa do Consumidor denuncia a informação «deficiente» sobre o processo de transição para a televisão digital terrestre.
A mudança para o sinal digital terrestre vai obrigar largos milhares de portugueses a comprar um novo aparelho ou um descodificador do sinal.
Os técnicos da DECO foram para o terreno. Visitaram mais de 400 lojas e muitas autarquias, mas concluíram que em boa parte dos casos a informação prestada aos consumidores é «deficiente».
O cenário é mais preocupante, segundo a DECO, nas lojas da Portugal Telecom (PT).
A empresa, responsável por implementar a televisão digital terrestre no país, tem de informar os consumidores, mas a grande maioria das lojas PT não consegue dar informações correctas.
O estudo da DECO Proteste conclui que das 45 lojas visitadas, apenas 11 esclareceram bem os consumidores sobre como preparar televisões e antenas para receber o sinal digital, e apenas cinco lojas conseguiram explicar as regras de apoio do Estado às famílias mais carenciadas na compra do descodificador.
Sem ser pela linha telefónica e Internet são raros os funcionários da Portugal Telecom que sabem dar informações correctas.
A DECO Proteste sublinha que já antes a Anacom, que deve fiscalizar este processo, encontrou falhas na informação da PT, mas até agora pouco ou nada foi feito.
Também as Câmaras Municipais não ficam bem na "fotografia". Apenas nove por cento das autarquias sabem que devem ajudar as famílias mais carenciadas a receber o apoio do Estado na compra de descodificadores.
Pelo contrário, a maioria das lojas de electrodomésticos e de electrónica está à altura e consegue ajudar os consumidores na adaptação das televisões e antenas à televisão digital terrestre (TDT).