A Portugal Telecom vai subsidiar a compra de receptores de Televisão Digital Terrestre para pessoas com baixos rendimentos. No dia em que a TDT começou a ser emitida para 29 concelhos, o ministro Mário Lino disse desconhecer esta proposta da PT.
Corpo do artigo
O presidente-executivo da Portugal Telecom garantiu que a sua empresa vai subsidiar, em alguns casos integralmente. os receptores de Televisão Digital Terrestre para as pessoas com menores rendimentos.
A garantia foi dada por Zeinal Bava no dia em que foi apresentado da TDT no dia em que os telespectadores de 29 concelhos portugueses passaram a poder assistir a emissões de Televisão Digital Terrestre.
«Na nossa proposta, estabelecemos um valor total até onde vamos subsidiar e esse valor consta da proposta. Temos até agora não cumprido as propostas, mas superado as propostas», acrescentou este responsável da PT.
Na mesma cerimónia, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações confirmou desconhecer esta proposta e afirmou que o Governo vai estudar o apoio aos que têm menores recursos e não podem comprar os novos aparelhos.
«As pessoas que têm televisão ou têm de deitar aquela fora e comprar uma nova e ao fazê-lo também pagam tudo o que vem lá dentro da caixa, incluindo o equipamento necessário para receber o sinal digital ou acham que é um caso absurdo estar a compra uma televisão nova e podem comprar a caixa, que é muito mais barata», acrescentou Mário Lino.
Esta quarta-feira, a televisão começou a emitir para 29 concelhos portugueses, incluindo para alguns locais dos arquipélagos dos Açores e Madeira, podendo, para já, 40 por cento da população portuguesa ter acesso a estas emissões.
A Portugal Telecom quer emitir Televisão Digital Terrestre para 80 por cento da população portuguesa até ao final de 2009, chegando à totalidade do território português em 2010.