A Alemanha liderou as quedas e registou o nível mais baixo desde Outubro de 2010. O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI 20, atingiu o valor mais baixo desde Abril de 2009.
As principais bolsas europeias fecharam em negativo. Frankfurt liderou as quedas, perdeu 2,78 por cento, assinalando o nível mais baixo desde Outubro de 2010. O Dax, o índice principal alemão, acumulou uma queda superior a 13 por cento numa semana.
Londres fechou a cair 2,71 por cento, o que significa que o índice principal, o Footsie, perdeu 10 por cento nos últimos oito dias.
Paris perdeu 1,26 por cento, fechou a cair pela décima sessão consecutiva, uma queda acumulada considera um comportamento nunca visto desde a criação da bolsa francesa. Perdeu 11 por cento esta semana.
Em Milão, depois do tombo de 5 por cento registado ontem, esta sexta-feira a negociação bolsista voltou a ser suspensa pelas15h00 e o valor de fecho, queda de 0,70 por cento, foi só agora difundido.
O regulador italiano justifica que foram meros problemas técnicos que se registaram, não referindo uma ligação à tendência de queda de 4 por cento nas primeiras horas do dia.
Entretanto, o Ibex espanhol recuou hoje 0,18 por cento, mas mostrou uma oscilação de 460 pontos entre o máximo e o mínimo da sessão. Acumulou uma queda nos últimos dias na ordem dos 9,96 por cento.
Em Lisboa, o PSI20 desceu 1,20% atingindo o valor mais baixo dos últimos dois anos. O índice principal português acompanhou o sentimento negativo que marcou o dia nas principais praças europeias e no acumulado da semana perdeu 9,37 por cento.