Economia

Conselho de ministros italiano reúne para preparar novo plano de austeridade

O conselho de ministros italiano vai reunir esta sexta-feira, às 19h00 (18h00 em Lisboa) para adoptar rapidamente um novo plano de austeridade, adiantam fontes governamentais em Roma.

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, prometeu quinta-feira a adopção rápida deste plano que deve incluir medidas «muito fortes» para conseguir o equilíbrio orçamental já em 2013 e não em 2014, como previsto, numa altura em que Itália se encontra sob forte pressão dos mercados e dos parceiros europeus.

Quarta-feira, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, já tinha anunciado a adopção deste plano até 18 de Agosto, explicando ser «necessário andar depressa».

Perante 150 deputados, que interromperam as férias de Verão, Tremonti indicou, na quinta-feira, que Roma tinha decidido agir «devido à intensificação da crise».

A Itália quer reduzir «o défice deste ano» a zero em apenas dois anos, com um esforço repartido «metade-metade» em 2012 e 2013, acrescentou.

Tremonti recebeu recentemente uma carta «secreta» do Banco Central Europeu (BCE), com medidas a seguir para alcançar aquele objectivo.

Entre essas medidas figuram a redução dos custos da burocracia, o reagrupamento dos dias feriados, o lançamento de um programa de privatizações, a reforma de alguns benefícios sociais e das pensões, a luta contra a evasão fiscal, o aumento do imposto sobre os lucros financeiros e maior flexibilidade no direito laboral.