Economia

Ministro da Economia promete «reformas estruturais históricas»

O ministro encara a redução do consumo privado um indicador dos «tempos difíceis» que Portugal atravessa, mas garante que o Governo vai implementar «reformas estruturais históricas».

«É um indicador que mostra, obviamente, que estamos todos a passar por tempos difíceis e mostra ainda mais que as reformas que este Governo está a implementar, e vai implementar nos próximos meses, são absolutamente fundamentais para sairmos desta situação difícil», frisou.

O ministro falava aos jornalistas durante uma visita ao Porto de Sines, onde reuniu com a administração daquela infraestrutura portuária.

À margem da visita, Álvaro Santos Pereira foi questionado pelos jornalistas sobre o consumo privado, que registou nova variação negativa em Julho, em termos homólogos, de 3,4 por cento no mês em análise, contra os 3,1 por cento verificados em Junho.

Voltando a aludir aos «tempos muito difíceis» que se vivem em Portugal, o governante assegurou que estes só poderão ser ultrapassados se «implementarmos reformas verdadeiramente estruturais e não nos escondermos atrás de estatísticas e manipularmos estatísticas».

Álvaro Santos Pereira sublinhou não ter «o mínimo de dúvidas» de que estas mesmas reformas «serão verdadeiramente históricas e marcarão a economia portuguesa durante décadas».

Instado a comentar sobre se aumentar o IVA não colide com a necessidade de subir o consumo privado, o ministro argumentou que, para Portugal recuperar, o que é «absolutamente fundamental» é «uma verdadeira consolidação orçamental».