Portugal

CGTP marca manifestações para 1 de Outubro em Lisboa e Porto

Carvalho da Silva, líder da CGTP Direitos Reservados

A CGTP marcou, esta segunda-feira, manifestações para 1 de Outubro em Lisboa e Porto contra as medidas de austeridade e pela defesa do emprego, salários e pensões.

As manifestações foram decididas pela comissão executiva da intersindical na sua primeira reunião após o período de férias.

As acções em Lisboa e Porto decorrem a 1 de Outubro, um sábado, dia em que a central sindical assinala o seu 41.º aniversário.

O secretário-geral da CGTP anunciou que foi decidido realizar «duas grandes manifestações (...) contra o empobrecimento e as injustiças e pelo emprego, pelos salários, pensões e direitos sociais».

«Há um sofrimento enorme na sociedade portuguesa, sofrimento que está em crescendo», alertou, criticando algumas vozes «cínicas» que «querem isolar cada indivíduo no seu sofrimento e convencê-lo de que o contributo para a resolução dos problemas colectivos é ficar calado a sofrer».

«Só há saídas para os problemas se houver uma afirmação do colectivo dos interesses de todos feita de uma forma solidária», defendeu Carvalho da Silva.