Economia

BE quer auditoria do TC que revele «panorama» da dívida da Madeira

Tribunal de Contas Direitos Reservados

O BE quer uma auditoria do Tribunal de Contas à dívida da Madeira que inclua também as empresas públicas «responsáveis» pelo desvio de 500 milhões de euros em 2011.

«O que o BE quer com este projecto de resolução é que haja uma auditoria à dívida e perceber em concreto qual é o valor da dívida pública, porque diz-se que os 500 milhões de euros são apenas de 2011, e, para além do valor em concreto, quais os compromissos futuros e os que levaram a este nível de dívida», afirmou o deputado bloquista Pedro Filipe Soares, ao apresentar o projecto de resolução que faz esta recomendação ao Governo.

O deputado do BE, que falava aos jornalistas no Parlamento, referiu que esta auditoria deve ser levada a cabo pelo Tribunal de Contas e incluir «também as empresas públicas da Madeira», dado que «os 500 milhões de euros são de duas empresas públicas cujo comportamento financeiro foi conhecido recentemente».

«Se só avaliarmos a região autónoma e não tivermos em conta a dívida das empresas públicas não estamos a ter um panorama geral», notou.

«Em nome da transparência não podemos ter uma região autónoma que no espaço de três semanas passa a dívida de 2011 de zero para 500 milhões de euros, afectando o défice da República e colocando em causa os compromissos assumidos», sublinhou.