Economia

Jardim enviou carta ao PM a pedir programa de ajustamento

Vítor Gaspar

O presidente do Governo Regional da Madeira enviou ao primeiro-ministro uma carta a pedir um programa de ajustamento estrutural e estabilização financeira, confirmou o ministro das Finanças.

«Posso aqui confirmar que já foi enviada uma carta do presidente do Governo Regional da Madeira ao senhor primeiro-ministro pedindo um programa de ajustamento estrutural e de estabilização financeira», afirmou Vítor Gaspar, na Assembleia da República.

O ministro considerou que esse «é um programa que é bem-vindo e esse programa é um programa que deve ser desenhado com urgência, como a situação e crise e insustentabilidade requer».

O titular da pasta das Finanças já havia dito em público que a Madeira deveria pedir um programa semelhante ao da República com a 'troika'.

Por outro lado, explicou que terá de ser feito um levantamento «exaustivo» das contas da região liderada por Alberto João Jardim, com um conceito de Estado mais alargado, incluindo empresa públicas regionais e Parcerias-Público Privadas (PPP) regionais.

Perante os deputados da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, Vítor Gaspar afirmou estar «convicto» que o Governo Regional dos Açores também terá interesse em pedir um programa para a região, tal como a Madeira já o fez formalmente.

O governante estimou ainda em cerca de mil milhões de euros o esforço de contenção de despesa, que está a ser feito no Estado, para atingir as metas já de 2011.

«Reparem, e insisto, para estarmos próximos dos limites orçamentais de 2011 foi preciso, é preciso o continuado esforço de contenção de despesa que é difícil de quantificar mas estou confortável em estimar em cerca de mil milhões de euros», disse.

Por outro lado, o ministro revelou que as medidas do lado da receita «com impacto quase imediato» colocadas em prática «deverão ajudar a corrigir desvio até ao final do ano».