O Sporting de Braga empatou, esta segunda-feira, com o Vitória de Guimarães a um golo, na quinta jornada da Liga, deixando FC Porto e Benfica isolados no topo da classificação.
O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Sporting de Braga (11): lançamento longo de Hugo Viana, Lima aproveitou a desatenção de Freire e rematou cruzado, mas Nilson defendeu bem para canto.
Pouco depois (17), Ewerton, de cabeça, errou por pouco o alvo, após livre de Hugo Viana, tendo respondido o Vitória por Toscano, de livre directo, mas para defesa fácil de Quim (20).
O jogo, segundo a Lusa, decorria equilibrado até que, aos 29 minutos, Faouzi, com muito espaço concedido por Elderson, assistiu com mestria Edgar e este, à saída de Quim, rematou rasteiro por entre as pernas do guardião, fazendo o primeiro golo da partida.
Logo a seguir, ainda nos festejos dos adeptos vitorianos, um petardo rebentou muito perto do guarda-redes internacional português, obrigando à interrupção do jogo por quase quatro minutos.
No reatamento, Nuno Gomes surgiu no lugar de Salino e logo aos 48 minutos, Lima, partindo de posição de fora de jogo, foi à linha, centrou atrasado, Nuno Gomes simulou e Alan rematou forte, mas à figura de Nilson.
O Braga, contudo, não deu seguimento à boa reentrada, prosseguindo sem brilho e com poucas ideias para uma concentrada defesa vitoriana, com João Paulo em destaque.
O Vitória ameaçou por duas vezes (El Adoua, 53, e Edgar, 57) e depois os treinadores mexeram nas equipas, entrando Paulo Sérgio (66) e João Alves (75) nos da casa e Carlão (68) e Mossoró (79) nos visitantes.
A equipa bracarense não conseguia criar oportunidades de golo e só aos 83 minutos, através de uma bola parada, chegou ao empate: Paulo Vinícius respondeu da melhor forma a um livre de Alan da esquerda e cabeceou para o fundo das redes vitorianas.
O FC Porto, que empatou com o Feirense em Aveiro a zero, e o Benfica, que bateu na Luz a Académica de Coimbra (4-1), somam 13 pontos, enquanto o Braga segue com 11 na segunda posição. Já o Vitória continua na parte mais baixa da tabela.
Num jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, arbitrado por Pedro Proença (Lisboa), perante 18.150 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Vitória de Guimarães: Nilson, Alex, Freire, João Paulo, Bruno Teles, El Adoua, Leonel Olímpio, Nuno Assis (João Alves, 75), Toscano (Paulo Sérgio, 66), Faouzi (Targino, 81), Edgar.
Suplentes: Douglas, N'Diaye, João Alves, Barrientos, Targino, Paulo Sérgio, Soudani.
Sporting de Braga: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana (Mossoró, 79), Salino (Nuno Gomes, 46), Alan, Hélder Barbosa (Carlão, 68) e Lima.
Suplentes: Berni, Imourou, Douglão, Mossoró, Paulo César, Nuno Gomes, Carlão.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bruno Teles (45+4), Leonel Olímpio (49), Nuno Assis (68), Hugo Viana (73), Elderson (90).