O Sporting de Braga venceu em casa dos ingleses do Birmingham por 3-1. Também esta quinta-feira, o Sporting foi ganhar ao FC Zurique por 2-0.
Corpo do artigo
Num encontro da primeira jornada do grupo H da Liga Europa, o Sporting de Braga foi quase sempre superior na primeira parte, mas não evitou um susto, logo aos cinco minutos, quando Adam Rooney desperdiçou incrivelmente na cara de Quim, após excelente iniciativa de King pela direita.
A reacção minhota foi forte e no minuto seguinte, após um centro com conta, peso e medida de Elderson da esquerda, Hélder Barbosa rematou de primeira, sem deixar cair a bola no chão, e fez um grande golo.
Logo a seguir (09), Hugo Viana, de livre directo, colocou o guarda-redes à prova, enquanto o Birmingham apenas incomodou Quim com um remate em arco de Redmond (13).
A segunda parte decorria sem grandes alterações e a equipa portuguesa chegou ao segundo golo, por Lima, aos 59 minutos, "fuzilando" com o pé esquerdo a baliza adversária, ainda que tirando proveito de, no início da jogada, ter estado em fora de jogo.
Dez minutos depois, o mesmo Lima podia ter sentenciado o jogo mais cedo, mas o forte remate saiu à figura de Myhill.
Contudo, e com a partida completamente controlada, um deslize da defesa "arsenalista" permitiu que King surgisse sem oposição a encostar para o fundo da baliza e levou a equipa da casa a acreditar no empate.
Empurrado pelos adeptos, o Birmingham partiu para uma reacção final que chegou a causar calafrios ao último reduto bracarense, como aos 81 minutos, quando Quim, com uma grande defesa, enviou para canto um remate "venenoso" do jovem Redmond (17 anos).
Carlão estreou-se pouco depois e, aos 88 minutos, após um grande passe de Hugo Viana, fugiu pela direita e assistiu Hélder Barbosa no coração da área e este, de pé direito, "matou" o encontro.
Com esta vitória, o Sporting de Braga lidera o grupo H, com três pontos, os mesmos que o Club Brugge, que esta quinta-feira venceu em casa o Maribor por 2-0.
Num jogo no Estádio St. Andrews, arbitrado por Deniz Aytekin (Alemanha) e com a assistência de cerca de 20 mil espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Birmingham: Myhill, Carr, David Murphy, Pablo Ibañez, Ridgewell, Wade Elliott, Redmond, Ndaw (Burke, 60), Spector, Adam Rooney e King (Wood, 60).
Suplentes: Doyle, Caldwell, Curtis Davies, Burke, Beausejour, Asante e Wood.
Sporting de Braga: Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana, Alan, Hélder Barbosa (Fran Mérida, 89), Lima (Carlão, 82) e Nuno Gomes (Salino, 73).
Suplentes: Berni, Imourou, Salino, Fran Mérida, Mossoró, Paulo César e Carlão.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Lima (17), Adam Rooney (36) e Ridgewell (79).