O Sporting venceu, esta quinta-feira, o FC Zurique por 2-0, em encontro da primeira jornada do grupo D da Liga Europa, disputado em Zurique, na Suíça.
Corpo do artigo
Os "leões" iniciaram o encontro com todo o gás, principalmente com Insúa e Capel a trocarem muito bem a bola no lado esquerdo. Num livre de Schaars, o lateral argentino apareceu solto na área e cabeceou com sucesso, aos quatro minutos, relata a agência Lusa.
O Sporting manteve o domínio, mas pelo meio apanhou um pequeno susto, outra vez com Rui Patrício a decidir agarrar uma bola atrasada por Onyewu. Na sequência do livre, Rodriguez, defesa dos suíços, atirou ao poste.
O encontro ficou decidido aos 21 minutos, quando Wolfswinkel encostou para as redes do FC Zurique, depois da melhor jogada do desafio: Capel, Schaars e Insúa trocaram a bola no lado esquerdo, com o lateral argentino a assistir o holandês, que na temporada passada assinou cinco golos na Liga Europa ao serviço do Utrecht.
A partir daí, o Sporting decidiu tirar o pé do acelerador, mas, até ao intervalo, o FC Zurique raramente incomodou Rui Patrício.
Estranhamente, a equipa lisboeta manteve a mesma toada na segunda parte, dando o controlo da partida ao rival suíço e a jogar sem grande velocidade.
Com o adormecimento da formação de Domingos Paciência, o argentino Rinaudo acabou por ser decisivo: o médio apresentou uma "raça" fora do comum e um pulmão inesgotável.
Apesar de ter mostrado uma imagem bastante cinzenta, o FC Zurique ainda atirou por duas vezes ao poste da baliza de Patrício, por Mehmedi e novamente por Rodriguez.
O melhor que o Sporting conseguiu na segunda metade foi um remate perigoso do chileno Rubio, que entretanto tinha entrado para o lugar de um esgotado Wolfswinkel.
O triunfo deixa a formação de Domingos Paciência no topo do Grupo D, beneficiando do empate (2-2) entre Lázio e Vaslui.
Num jogo disputado no Estádio Letzigrund, em Zurique (Suíça), arbitrado por Pol Van Boekel (Holanda), as equipas alinharam do seguinte modo:
FC Zurique: Leoni, Raphael Koch, Beda, Jorge Teixeira, Rodriguez, Buff (Margairaz, 67), Chikhaoui (Chermiti, 59), Gajic, Schonbachler (Nikci, 46), Alphonse e Mehmedi.
Suplentes: Guatelli, Philippe Koch, Magnin, Margairaz, Nikci, Barmetller e Chermiti.
Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Onyewu, Rodriguez, Insúa, Rinaudo, Schaars, Pereirinha, Carrillo (André Santos, 59), Capel (Evaldo, 74) e Wolfswinkel (Diego Rubio, 65).
Suplentes: Marcelo Boeck, Polga, Evaldo, André Santos, André Martins, Bojinov e Diego Rubio.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Schonbachler (37), Mehmedi (40), Wolfswinkel (54), Alphonse (58), Jorge Teixeira (63), Gajic (71) e Raphael Koch (78).