Política

Jardim desafia Estado a divulgar dívida perdoada a ex-colónias

Alberto João Jardim Global Imagens

Numa acção de campanha no Caniçal, Alberto João Jardim disse que os «madeirenses querem saber desde 1975 que quantidade de dinheiro o Estado português deu a países estrangeiros».

O líder do PSD/Madeira desafiou o Estado a divulgar o montante de dívida perdoado desde o 25 de Abril às antigas colónias que se tornaram independentes.

«Desafio o Estado a pôr cá fora, desde o 25 de Abril, qual foi o montante que perdoou de dívida aos países africanos, que hoje são independentes, não são portugueses», afirmou Alberto João Jardim.

Num jantar-comício no Caniçal, o cabeça-de-lista social-democrata às legislativas madeirenses de Outubro disse que os «madeirenses querem saber desde 1975 que quantidade de dinheiro o Estado português deu a países estrangeiros».

«Vão ver que quem anda de gatas é Portugal debaixo dos países africanos», acrescentou Jardim, que se pretende «continuar a tratar a Madeira como colónia».

Alberto João Jardim explicou que é preciso «derrotar os poderes económicos, financeiros e políticos de Lisboa» e a maçonaria, apesar de ter garantido que os madeirenses «continuam e querem continuar a ser portugueses».

O governante regional considerou que alguns tem como «obsessão» a Madeira, uma vez que enquanto se fala desta Região Autónoma «não se fala da pouca vergonha que os socialista fizeram ao país.

«Puseram Portugal na situação vergonha dos portugueses estarem sob administração estrangeira. Não se fala dos socialistas nem do actual Governo que, coitado, herdou um país onde tem de tomar medidas muito chatas», adiantou.